140. Ore Sem Cessar

Mike Parsons
com Jeremy Westcott – 

Todo o fluxo da vida de Deus vem através de nós de dentro para fora . A escolha é nossa, quer nos rendamos, quer permitamos que ela flua ou não.

Da última vez, vimos várias orações e declarações (você pode lê-las clicando aqui ). Quero encorajá-lo a usar essas declarações para desbloquear sua consciência, razão, imaginação, mente e todos os outros portões ; use-os todos os dias.

Espírito, alma e corpo

Nesta série sobre Preparando para o Destino, estamos olhando principalmente para duas áreas: como construir o espírito e como restaurar e refinar a alma. No post de hoje, estamos olhando principalmente para construir o espírito, mas precisamos ter as duas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Não é bom tentar lidar com a alma se o espírito não for forte o suficiente para assumir seu lugar de direito. Não é bom ter um espírito forte se a nossa alma ainda estiver lutando para permanecer no controle. Precisamos lidar com ambos os aspectos juntos, para que nos tornemos espírito, alma e corpo (não corpo, alma e espírito).

Se nosso espírito é realmente fraco porque nunca foi realmente usado, então será difícil governar nossa alma. E se a nossa alma é realmente forte porque se acostumou a estar no comando, ela precisa se submeter. Temos que aprender a construir nosso espírito e como ter nossa alma restaurada e refinada para que tudo esteja em sua ordem adequada em nós.

Quando Deus criou Adão, originalmente seu espírito estava no comando. Sua alma não estava conectada ao mundo exterior, mas através de seu espírito e seu relacionamento com Deus. Ele não tinha autoconsciência separada da consciência de Deus e do Espírito de Deus. Deus quer nos restaurar a essa condição.

Nós olhamos antes para uma lista de algumas coisas que podemos fazer  para começar a construir nosso espírito.

Primeiro de tudo, vimos que precisamos dar a Deus o primeiro lugar, o primeiro amor, a primeira prioridade.

Orando em línguas

A segunda área a focar é rezar e cantar em línguas. Este foi provavelmente o avanço mais importante para mim no treinamento de meus sentidos para envolver os reinos celestiais: aprender a orar em línguas sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17).

As pessoas ensinaram como se esse versículo apenas significasse que devíamos orar regularmente. Isso não é o que diz. Diz: “Ore sem cessar”. Isso significa o tempo todo. 24 horas por dia, nossa alma pode ser dirigida por nosso espírito porque nosso espírito está conectado com Deus e orando sem cessar, e recebendo um fluxo constante de revelação ao fazê-lo.

Começamos orando em línguas do lado de fora. Nós oramos em voz alta em voz alta e começamos a treinar nosso espírito orando em línguas e nos conectando com Deus. E nós também podemos orar em línguas por dentro. A maioria de nós acha fácil orar interiormente em línguas quando estamos quietos e sem fazer mais nada.

Mas podemos treinar nosso espírito para orar em línguas por dentro enquanto fazemos outra coisa do lado de fora, e também para orar em línguas por fora enquanto meditamos sobre a palavra de Deus por dentro. É preciso prática para fazer essas coisas e temos que dedicar um tempo para fazer exercícios espirituais para que aprendamos.

Dois exercícios

Podemos tentar dois exercícios agora.

Começamos orando por dentro, silenciosamente, em línguas por um minuto ou mais.

Então, quando começamos a fluir nisto e nosso espírito se envolve (e sem parar de orar em línguas por dentro), lemos em voz alta o Salmo 23:

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Parece estranho no começo, mas com a prática fica mais fácil!

Agora vamos orar em línguas por fora, enquanto meditamos sobre essa mesma escritura por dentro.

Começamos novamente orando em línguas, mas desta vez em voz alta, por um minuto.

Então, quando começamos a fluir mais uma vez e nosso espírito se envolve (e sem parar de orar em línguas no exterior), começamos a meditar no primeiro verso do salmo:

O Senhor é meu pastor, 
nada me faltará.

Nós o lemos lentamente várias vezes, uma palavra de cada vez, no interior, e permitimos que Deus nos falasse sobre o que estamos lendo, enquanto continuamos orando em línguas em voz alta.

Se isso é novo para nós, podemos sentir que é um alongamento para o nosso espírito, assim como o exercício físico é para o nosso corpo, se não estamos acostumados a isso. Mas se fizermos isso por alguns minutos todos os dias, então, com prática e perseverança, nosso espírito se fortalecerá.

A vigília da noite

Nos é dito para meditar nas palavras de Deus dia e noite ( Josué 1: 8, Salmos 1: 2 ). Como você pode meditar quando está dormindo? Você pode treinar seu espírito para estar acordado, enquanto seu corpo está dormindo. É chamado de ‘vigília da noite’ nos Salmos. Podemos estar despertos em nosso espírito e nos engajando com Deus, assim enquanto nosso corpo dorme. Então precisamos ter nossa alma acordada também, para que possamos nos lembrar de todas as coisas com as quais estamos engajados e toda a revelação que recebemos.

Treinamento, prática, disciplina, exercício

Quando eu estava no jejum de 40 dias, alguns anos atrás, Deus me disse que Ele queria que eu começasse cada dia orando em voz alta em línguas por uma hora. E quando eu estava fazendo isso, meu espírito começou a ficar realmente agitado, de modo que comecei a aprender a orar sobre as línguas por dentro. Então agora eu posso estar orando em línguas enquanto estou falando com alguém, ou ouvindo-as, para que eu esteja recebendo um fluxo de revelação.

Busquem amor, mas desejem fervorosamente dons espirituais (1 Coríntios 14: 1).

Isso significa que precisamos desejá-los ansiosamente. Eles têm que ser realmente importantes para nós. Se construir nosso espírito não é importante para nós, nosso espírito permanecerá como era: fraco e ineficaz, sujeito aos caprichos de nossa alma.

Como dissemos antes, se você quer um corpo físico forte; Se você quer estar em boa forma com muito músculo, você tem que fazer exercícios regularmente. Você não pode fazer isso de outra maneira. Talvez você tenha visto essas propagandas de dispositivos que você pode amarrar enquanto assiste a TV e eles prometem que você terá um ‘pacote de seis‘? [‘Six-pack‘ é uma expressão inglesa que significa ‘peito e abdômen fortes e musculosos‘]. Poupe seu dinheiro. Eles não funcionam. Você tem que treinar seu corpo físico, e é o mesmo com seu espírito. Se queremos um espírito que é como o espírito de Jesus, capaz de fazer todas as coisas que Ele pôde fazer aqui na terra, precisamos treinar nosso espírito e ir ao ginásio espiritual. Orar e cantar em línguas e usar outros dons espirituais é a ginástica espiritual. Isso constrói nosso espírito. Quanto mais usamos nossos músculos, mais fortes eles se tornam.

Paulo escreve: Agora eu desejo que todos vocês falem em línguas  (1 Coríntios 14: 5) e, ‘agradeço a Deus, eu falo em línguas mais do que todos vocês  (1 Co 14:18). A linguagem espiritual que temos pode ser uma linguagem de homens, pode ser uma linguagem de anjos; mas é uma linguagem que nos é dada para nos comunicarmos com Deus.

Construindo, edificando, fortalecendo

Quem fala em uma língua edifica-se  (1 Cor 14: 4), constrói-se, fortalece-se. Se eu oro em uma língua, meu espírito ora, mas minha mente é infrutífera  (1 Co 14:14). É exatamente assim que se deve orar em línguas. Temos que colocar nossa mente consciente em seu devido lugar, que está em sujeição ao nosso espírito. E às vezes podemos nos perguntar ‘por que estou orando quando estou orando em línguas?’ Na verdade, não devemos saber, em nossa cabeça, em nossa mente consciente. Nosso espírito saberá e poderemos conhecer conscientemente se um fluxo de pensamento vem espontaneamente de nosso espírito para nossa mente. Mas não o contrário.

Mas vocês, amados, edificam-se em sua mais santa fé, orando no Espírito Santo … (Judas 1:20).

Então, orando no Espírito Santo, quando nosso espírito e o Espírito de Deus estão unidos enquanto oramos em línguas, nos edificam em nossa fé e fortalecem nosso espírito. E precisamos de um espírito forte que seja capaz de governar, capaz de estar no comando.

Por isso oro em línguas enquanto medito, enquanto leio a Bíblia, enquanto faço tudo o que posso fazer. Eu oro em línguas enquanto estou ministrando às pessoas, para que eu receba um fluxo de revelação. Eu oro em línguas quando busco a Deus por revelação e direção. Porque é um fluxo dos pensamentos de Deus que fluem do espírito. Orar em línguas me mantém ligado a Deus que está dentro de mim.

Ele sabe tudo, então se eu precisar saber alguma coisa, de onde virá isso? Ela virá da revelação que flui de Seu conhecimento ilimitado. Ele é todo-poderoso, então eu posso estar conectado ao Seu poder, para que Seu poder possa fluir através de mim para mudar as coisas ao meu redor. Ele também é onipresente e, como estou Nele, posso ver as coisas fora do meu domínio físico. Eu posso ver as coisas em outras partes do mundo (ou cosmos), eu posso ver as coisas que estão acontecendo nos reinos celestes. Eu posso fazer isso porque Ele está em todo lugar. Ele está em todas as coisas, passado, presente e futuro, e eu posso estar conectado a ele. Mas eu tenho que estar fluindo, e meu espírito (ao invés de minha alma) tem que ser forte, responsável e governante.

Rios da Água Viva

As línguas mantêm o fluxo da vida de Deus chegando. Quanto mais eu oro em línguas, mais o Espírito está me preenchendo, me movendo, me guiando. Os rios de água viva fluem de dentro de mim (como Jesus prometeu em João 7:38 ), porque meu espírito está aberto e permitindo que o Espírito de Deus flua através da minha vida para tocar as pessoas ao meu redor.

É assim que aconteceu para Jesus. Nós estamos aqui, como cristãos, para sermos “pequenos cristos”. Isso é o que a palavra significa. Ungidos, assim como Ele foi ungido: somos ungidos pelo Espírito Santo para cumprir os propósitos de Deus.

Você será como um jardim bem regado, 
como uma nascente sempre fluindo .
(Is 58:11 NLT)

O fluxo da vida vem de dentro do nosso espírito através das nossas vidas. Precisamos construir nosso espírito. Eu te encorajo, ore em línguas o máximo que puder. Mesmo se você estiver fazendo outra coisa, porque você não precisa se envolver com o lado esquerdo do seu cérebro para orar em línguas. É uma atividade de cérebro certo. Essa é a mesma área do nosso cérebro onde as visões podem ser projetadas, de dentro para fora, do nosso espírito para a tela da nossa imaginação. Então podemos vê-los, ver as coisas de Deus e ter visitas com ele.

Orar em línguas é absolutamente fundamental para desenvolver tudo isso. Nós precisamos praticar isso.

Artigo original em Inglês
Outros artigos de Freedom ARC

Página do Facebook: Vida Sobrenatural.
Grupo do Facebook: VIDA SOBRENATURAL (pedir para participar).

Autor: Freedom ARC

Freedom Apostolic Resource Centre, Barnstaple, UK.